Alvenaria Estrutural – Saiba o que é!

Prezados, boa tarde.

Em razão dos novos moradores, é válido recordarmos alguns itens de segurança indispensáveis no nosso prédio.

Precisamos falar sobre o modelo de construção adotado pela MRV em nossas torres: A Alvenaria Estrutural;

“Alvenaria estrutural é um sistema de construção em que as paredes da edificação fazem a função estrutural, não sendo necessário o emprego de vigas e pilares ou colunas para a sustentação do edifício, substituindo o método tradicional de concretagem.”

Na internet podemos encontrar facilmente exemplos de limitações quanto a esse tipo de construção, vou deixar aqui um exemplo de vídeo bem didático:

https://www.youtube.com/watch?v=whs-l98tk-k

 

Quando quebramos, cortamos, danificamos ou removemos uma parede, laje, mureta ou qualquer forma do nosso apartamento, estamos forçando o prédio a redistribuir seu próprio peso na estrutura restante, causando, a longo prazo, rachaduras na própria unidade ou nas unidades vizinhas, ou em pior caso, colapsando.

 

É importante informar também que isso acarreta em:

– Perda da garantia da construtora (de 5 a 10 anos contando a partir da entrega).

– Infração do Art. 7 do Cap.II da Convenção Condominial, atrelada ao contrato de compra.

– Infração ao Art. 50 das normas complementares.

 

Nenhuma ART/RRT que sugira a remoção, quebra, perfuração ou corte nas estruturas é aprovada. Isso quer dizer que, se deliberadamente algum condômino optar em remover, cortar ou alterar as formas da sua unidade, está assumindo por conta própria as sanções judiciais que essa ação causa, além da obra embargada até que algum profissional habilitado reveja quanto aos danos na unidade e na torre, afim de documentar os reparos necessários e assumir a ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA.

 

O manual do proprietário MRV e o Manual das áreas comuns (disponível em relacionamento.mrv.com.br, link “Obra pronta!”) esclarece mais detalhes sobre a manutenção preventiva das unidades, dos materiais usados e alerta sobre os riscos de deslocar, cortar ou remover total ou parcialmente quaisquer formas indicadas nos projetos originais, que também estão disponíveis no site da construtora.

 

É importante frisar que a permissividade à infrações, principalmente no que diz respeito a estrutura predial, causa imensa desvalorização das unidades e, em casos mais extremos, coloca em risco a segurança de todos moradores. Então, fique sempre atento às regras do Regimento interno, disponível em http://parquesalamanca.com.br/regras/.

Qualquer dúvida, favor entrar em contato com: salamancasorocaba@gmail.com

Outros avisos:
No dia 14/09/2019 às 14h foi realizada a reunião do corpo administrativo.
A pauta está disponível na Área Restrita Excellence, em comunicado enviado no dia 20/09/2019;
Att,
Condomínio Residencial Parque Salamanca.
Maria Janaína, Síndica.